Total de visualizações de página

sábado, 24 de março de 2012

A MULHER CIGANA - GUARDIÃ DA MAGIA E TRADIÇÕES DO SEU POVO


 "Peno baji sos pesquibé a bom e chaneleri yequi dubela e sila cibayi. = Eu leio a sua sina, porque bebi a ciência por uma taça de loucos." 



Dentro da cultura cigana cabe a mulher um papel de enorme destaque, que nós não-ciganos(gadjós) temos muita dificuldade em assimilar. Vindos de uma tradição antiga e que até hoje mantem suas tradições, cabe a mulher guardar e transmitir toda a magia e mistérios que cercam este povo.





 Casa-se muito jovem, através de um acerto feito entre seus pais e o do noivo.

A virgindidade é condição indispensável para a noiva, sendo avaliada pelas mulheres  mais velhas, a mãe do noivo e pela matriarca do clã,sendosua mãe muito festejada e cumprimentada caso se confirme.Mas em caso contrário o casamento é desfeito, a jovem castigada e sua familia deverá reparar os pais do noivo. 

Por este motivo as jovens ciganas costumam evitar qualquer contato físico com qualquer homem antes do casamento. 











Como esposa levara uma vida recatada,cuidando do lar e dos filhos,será sempre muito reservada não dando qualquer tipo de liberdade a nenhum homem,mesmo com seu marido em público, pois os ciganos evitam os falatórios e as má linguas.  
 
É nas festas que toda  sensualidade e beleza virão a tona.Os ciganos são conhecidos por serem um povo alegre e festeiro.Em suas comemorações tocam seus violões, acordeons e violinos.A mulher cigana nestes momentos usa a dança como instrumento pra exprimir todo seu poder de sedução.












Mas o principal papel reservado a ela será sem dúvida o de senhora da magia e mistérios de seu povo. Será a responsável por conduzir os rituais, as cerimônias.Cabe a ela servir de ponte entre este mundo e o espiritual, tendo o dom de ler nas mãos ou nas cartas o que nos reserrva o destino .Representando o elemento feminino em toda sua sensibilidade e beleza, irá cumprir seu papel de transmitir as tradições para as gerações futuras toda a força, sabedoria e espiritualidade deste povo.









No universo de cartas que compõem o baralho cigano há uma em especial,a de número 29, A CIGANA, representando a figura da mulher, quando aparece em qualquer abertura irá simbolizar a presença feminina em nossas vidas,a mãe, a esposa, a companheira.
Nos lembra a importância deta energia feminina em nossas vidas e da importância de sabermos lidar com ela, simbolizado na figura da mulher cigana,guardiã do mistérios
mais sagrados de seu povo e do universo.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário